InícioCalendárioFAQEquipe do FórumAfiliadosBuscaBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se


O Fórum White Umbrella foi fechado. Nossos conteúdos agora estão disponíveis em nosso blog, http://whiteumbrellafiles.wordpress.com/. Visite-nos!



Compartilhe | 
 

 Silent Hill Shattered Memories

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ka
avatar

Membro


Título : Amante da série RE

Sexo : Feminino
Registrado em : 10/05/2010
Idade : 34
Localização : Pirapozinho e São Paulo

MensagemAssunto: Silent Hill Shattered Memories   Sab Ago 28, 2010 6:29 pm


Como prometi aqui está uma análise que fiz do jogo. Joguei a versão para PSP. Espero que gostem para assim podermos iniciar uma discussão.

-------------------------------

Citação :
Antes de começarmos nossa análise desse novo capitulo da série de jogos Silent Hill, primeiramente temos que deixar algo bem claro: Silent Hill Shattered Memories não é um remake da versão original lançada para Playstation em 1999.

Esse jogo apenas trás alguns dos antigos personagens conhecidos como Cybil, Dalia, Lisa e Dr. Kaufman, mas agora com certas mudanças em suas características visuais e principalmente em suas personalidades.

Se formos analisar superficialmente, realmente o jogo original tem uma atmosfera mais sombria e apavorante, mas essa releitura tem seus méritos. Os sustos são mais constantes e a adrenalina nos momentos dos pesadelos de Harry são de tirar o fôlego, nos dando uma sensação de impotência em relação aos monstros e situações do enredo.

Mesmo sendo difícil, vamos tentar analisar Silent Hill Shattered Memories como um novo jogo da saga de sucesso da Konami, com personagens novos e antigos, com situações e surpresas bem diferentes do que vimos no primeiro jogo da franquia.

Em Shattered Memories temos uma premissa já familiar, somos apresentados a um Harry preocupado e aflito com o desaparecimento de sua filha após um acidente de carro, ao acordar e perceber o sumiço de sua filha Cheryl vemos o desespero de um pai em busca de sua filha e principalmente em busca de respostas para os acontecimentos que irá presenciar na misteriosa cidade de Silent Hill. Mas ao iniciar o jogo percebemos que as similaridades com o primeiro game acabam por aí.

Na introdução do jogo vemos a relação afetiva entre Cheryl e Harry através de um video-tape gravado em um dos passeios a um parque de diversões. As imagens desse momento são repetidas dezenas de vezes como se estivéssemos nos lembrando de tal fato. Em seguida somos direcionados ao consultório de um terapeuta onde a história tem início.

A sessão de terapia começa por relembrar o acidente sofrido por Harry e sua filha Cheryl. Após percebe que sua filha desapareceu, e então tem inicio uma busca incessante para encontrá-la.

No controle de Harry podemos então adentrar a Silent Hill, em posse do único objeto que irá nos ajudar durante a aventura: uma lanterna, teremos que guiá-lo pela isolada e escura cidade. Aos primeiros comandos teremos que aprender a interagir com os objetos e cenários ao nosso redor, como

portas, janelas, fechaduras, armários e demais construções do ambiente, onde podemos encontrar itens e dicas que serão de grande ajuda para entender os detalhes da história.

Durante a aventura, diversas vezes receberemos mensagens de texto pelo celular ou mesmo chamadas de voz que explicam um pouco a trama e ajudam na resolução dos enigmas. Em determinados locais o celular começa a captar sinais e freqüências sem sintonia, sendo necessário nos guiar pelo volume do som emitido para assim receber a mensagem, o que lembra o esquema dos rádios nos jogos passados.

Harry também poderá utilizar seu celular para realizar algumas ligações, por isso qualquer número de telefone localizado durante o jogo pode ser feita à ligação pelo aparelho celular, como, por exemplo, telefone de lojas, hotéis, polícia entre outros.

Dito isso já deu para perceber a importância do celular no decorrer do jogo, seja para efetuar e receber ligações, e também para tirar fotos e acessar o mapa do local, e por último será com o celular que você salvará seu progresso durante a partida.

No momento em que Harry estiver na cidade normal de Silent Hill, nenhum tipo de monstro surgirá, então é momento de andar e vasculhar a cidade, mas ao jogar pela primeira vez certamente mesmo estando sozinho, o medo de algo acontecer a qualquer momento nos tira a tranqüilidade.

De uma hora para outra o mundo alternativo poderá acontecer e tudo ficará congelado, nesse momento seu objetivo é somente correr dos monstros e encontrar a saída. De modo algum tente matar os monstros, pois você não possuirá arma nenhuma, apenas o celular. O ponto positivo é que o celular emitira ruidos cada vez mais altos de acordo com a aproximação dos inimigos.

Durante a fuga é possível, saltar obstáculos e esconder-se em armários, debaixo de mesas e camas, além de poder também empurrar objetos para atrasá-los. Em alguns locais é possível usar uma espécie de tocha que afastará os inimigos enquanto a chama estiver acesa.

Como não existe armas nem itens de defesa além do fogo, certamente em algum momento o jogador será pego, nesse instante haverá uma seqüência de Quick Time Events, onde é preciso apertar determinado botão para se livrar do monstro.

O objetivo central de Harry é encontrar Cheryl, pois ele acredita que ela está segura em casa, e também recuperar parte de sua memória, pois devido ao acidente, ele não consegue se lembrar de algumas pessoas ou fatos.

No decorrer do jogo somos direcionados algumas vezes ao consultório do terapeuta, onde temos uma visão em primeira pessoa, e nesse momento ouvimos suas opiniões e suposições com base em respostas e testes que temos que ir respondendo em casa sessão.

Durante a terapia algumas perguntas serão feitas e dependendo das respostas e atitudes do jogador, elas trarão mudanças na trama e na relação de Harry com outros personagens, concluindo em possíveis finais alternativos.

Em relação aos gráficos do jogo, temos um ótimo visual, tanto a versão para Wii quanto a versão para PSP, com personagens bastante detalhados, principalmente durante as sessões de terapia, e apesar da mudança drástica na versão alternativa da cidade, deixando de lado a ferrugem e ferros contorcidos, para um clima desértico e congelado, ainda sim a cidade teve todo um capricho em suas construções e arquitetura.

As músicas e sons do jogo ainda conta com toda a qualidade presente em toda a série, com composições de Akira Yamaoka, efeitos sonoros bem convincentes, desde o barulho do celular até os gritos de agonia dos monstros contribuem para causar medo ao jogador.

Silent Hill Shattered Memories está mais do que recomendado para os jogadores veteranos e iniciantes. Susto,pavor e tensão é o que não irá faltar, especialmente no momento dos pesadelos de Harry. E pelo fato de não haver armamentos, o jogo dá uma sensação de fragilidade ao jogador.

Para não estragar a surpresa, não ire aprofundar no final do jogo, mas garanto que foi de certa forma inesperado e surpreendente. Mesmo após terminar o game, algumas surpresas ainda aguardam o jogador, pois ao iniciar uma nova partida, alguns eventos poderão ser alterados, e também os personagens possuirão figurinos e atitudes diferentes, por exemplo, Cybil e Dalia ficarão muito mais sexy do que na primeira vez que jogamos o game.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.umbrellamediacenter.com/residentevil/
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Dom Ago 29, 2010 4:49 pm

O que não me atrai muito nesse jogo é não existir armas para se defender...

Mas bem, tem uma versão dele para PS2 também, que é a que planejo jogar.

Ótima análise, Ka. Very Happy

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Qua Set 01, 2010 9:18 pm

Sabe, eu tinha certo preconceito com esse game pelo fato de não poder usar armas, esse estilo de game lembra muito o clássico do Snes, o Clock Tower, onde você deve fugir a qualquer custo.
Parabéns por sua análise Ka, daqui já deu pra ter uma noção por cima de como é o game.
Meu PS2 tá mais pra lá do que pra cá Laughing (morrendo), acho que tentarei a versão do Wii se o meu PC conseguir rodar ele Shocked , pois eu me mato pra rodar RE The Darkside Chronicles.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Qui Set 02, 2010 12:45 am

Comecei a jogar ele, e não me empolguei... Estou no começo ainda, mas já cheguei na primeira vez em que a cidade "congela", e... Bem, aqueles monstrinhos não assustam /), e aquele esquema de apertar um botão pra se livrar deles quando se é agarrado, facilita as coisas...
Como estou jogando ele e o SH2, por enquanto gostei mais do 2...

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
Ka
avatar

Membro


Título : Amante da série RE

Sexo : Feminino
Registrado em : 10/05/2010
Idade : 34
Localização : Pirapozinho e São Paulo

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Qui Set 02, 2010 2:16 am

Nossa Davi nenhum sustinho ou tensao na parte que tem que fugir dos monstros?? Eu fico tao tensa quando to nessa parte.

E Paulo, tomara que pegue no seu pc o jogo ta. /)

Se bem que o ideal msm seria jogar no wii, pelos movimentos e exploração que da para fazer com o remote nos cenarios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.umbrellamediacenter.com/residentevil/
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Dom Set 05, 2010 9:30 pm

Ka escreveu:
Nossa Davi nenhum sustinho ou tensao na parte que tem que fugir dos monstros?? Eu fico tao tensa quando to nessa parte.

E Paulo, tomara que pegue no seu pc o jogo ta. /)

Se bem que o ideal msm seria jogar no wii, pelos movimentos e exploração que da para fazer com o remote nos cenarios.
Opa agora não me mato mais p rodar os games \O/, antes eu rodava os RE TUC e TDC entre 9 e 17 frames por segundo, agora que troquei o Sistema Operacional de 32 bits por um de 64 bits roda o game entre 38 e 60 frames por segundo.
Eu acho que o SH rodará bem agora, quanto ao Wiimote, não há problemas, o emulador está atualizado e o mouse emula ele direitinho, esconde o cursor e tudo mais, já estou baixando ele, pelo visto vai uns 3 dias de PC ligado direto, graças à minha fantástica conexão via rádio que oscila muito ahsuahsauhsuahsuasha
Mas pelo que vi acho que vale a pena tanto esforço, só não compro esses originais porque o emulador não lê eles (sim já testei com um jogo dum amigo meu).
Mas e ae, tipo os extras desse game, são a aparência dos personagens é?
Tipo, roupas totalment diferentes, ou só mesmo o jeito mais sexy dos personagens?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ka
avatar

Membro


Título : Amante da série RE

Sexo : Feminino
Registrado em : 10/05/2010
Idade : 34
Localização : Pirapozinho e São Paulo

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Sab Set 11, 2010 9:41 pm

Paulo os extras que vi até agora é as roupas diferentes que deixa as personagens mais sexy, tbm ha a alteração na personalidade tanto do harry quanto das pessoas que ele tem contato. Alem dos finais diferentes que o jogo tem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.umbrellamediacenter.com/residentevil/
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Dom Set 12, 2010 1:51 pm

Olá

bem, eu gostei mto desse silent hill

apesar de ser bem diferente dos outros da saga ( carnificina, monstros feios... )

na minha opinião esse é o q possui mais fatos da realidade ( falo em relação aos 'podres' das pessoas que vc vai descobrindo ao desenrolar da história )

mas pra mim em aspecto de terror nenhum supera o 1
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Dom Set 12, 2010 4:23 pm

Olá Extreme, seja bem-vindo ao fórum
Eu também preferi o primeiro, e olha que eu nem teerminei ele, digo pela atmosfera, agora eu to jogando o homecoming pra ver, e dizem que tem um vindo ai, de um prisioneiro que escapa e vai parar em Silent Hill.
Quero ver se esse vai superar as minhas espectativas.
Silent Hill Shattered Memories está em 76,1% concluído, falta 9 horas pra terminar de baixar

*Rezando para rodar perfeitamente no Dolphin*
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ka
avatar

Membro


Título : Amante da série RE

Sexo : Feminino
Registrado em : 10/05/2010
Idade : 34
Localização : Pirapozinho e São Paulo

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Seg Set 13, 2010 1:25 pm

Esse SH eu tbm gostei por ele parecer mais real que os anteriores, mas é verdade que em questao de terror nao supera de modo algum o primeiro. Eu fechei o primeiro há um bom tempo atras e o medo que te da, alem da atmosfera mais sombria nao tem comparação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.umbrellamediacenter.com/residentevil/
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Seg Set 13, 2010 5:57 pm

Obg paulo Smile

bem, vc tem ps2? a versão de ps2 é excelente, n digo idêntica a do wii pq n joguei a do wii, mas deu pra sentir bem na pele o jogo, eu vi o trailer do próximo Silent Hill, vamos ver se supera o Homecoming
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Seg Set 13, 2010 7:46 pm

eXtreme escreveu:
Obg paulo Smile

bem, vc tem ps2? a versão de ps2 é excelente, n digo idêntica a do wii pq n joguei a do wii, mas deu pra sentir bem na pele o jogo, eu vi o trailer do próximo Silent Hill, vamos ver se supera o Homecoming
Eu tenho PS2, mas é tão velho que está dando seus últimos suspiros.
Então resolvi dar um upgrade fudido no PC pra rodar ai uns jogos com maior eficácia.
Essa semana eu pego uma Nvidia GeForce GTX 460 overclocked, ai acho que rodará os games do wii bem melhor que com essa 9800GT que eu tenho atualmente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   Ter Set 14, 2010 2:04 am

hm, eu n vo mostrar meu sistema pq ele é mto intimo

;x

mas uma vez eu tentei rodar code: veronica em um emulador de ps2 ae, e deu pau adoidado... então n kero arriscar + nda n, vo ficar só no meu lineage 2 no pc, e silent hill no ps :p

o engraçado é q nesse pc aki eu consigo jogar resident evil 5 com td no minimo, mas homecoming... nossa, fica 1fps xD

pra n fugir do assunto, o q + acho legal do silent hill shattered memories eh akeles "podres" q vc acha das pessoas, é igualzinho a vida real :p
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado



MensagemAssunto: Re: Silent Hill Shattered Memories   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Silent Hill Shattered Memories

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
White Umbrella - Índice :: Fóruns ::  :: Silent Hill-
Ir para: