InícioCalendárioFAQEquipe do FórumAfiliadosBuscaBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se


O Fórum White Umbrella foi fechado. Nossos conteúdos agora estão disponíveis em nosso blog, http://whiteumbrellafiles.wordpress.com/. Visite-nos!



Compartilhe | 
 

 Entrevista com os criadores de Dark Biohazard

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sab Jul 31, 2010 11:13 am

Dark Biohazard é um mod feito por fãs que está sendo desenvolvido para a versão para PC de Resident Evil 2. Ele representa um avanço sem precedentes na habilidade de modificar a engine de um jogo, e com a recente inclusão de um modelador 3D profissional ao projeto, ele caminha para se tornar um grande jogo para os fãs do estilo de gameplay que era a marca registrada da série antes de Resident Evil 4. O site The Horror Is Alive realizou uma entrevista com Dominion, o criador do mod e programador, e também com C2keo, o modelador 3D e engenheiro de som do projeto, em Setembro de 2008.
Confira abaixo a entrevista traduzida.


O RPD como ele é mostrado em Dark Biohazard, em uma imagem
promocional de alta resolução.
O que levou você a começar a modificar a engine de Resident Evil 2?
Dominion: “Eu começei estudando a engine de Resident Evil 1. Coisas básicas como a manipulação de inimigos, portas, objetos 3D, arquivo das salas… Uma vez que é uma engine antiga, tinha muitas limitações e erros constantes. Então, naturalmente, eu mudei para a engine de Resident Evil 2.

C2keo, quando você começou a trabalhar com modelos 3D?
C2keo: “Foi mais ou menos há cinco anos. Eu tinha um irmão que era formado em arte, então eu tinha muitos softwares a disposição, e aconteceu do 3D Studio Max ser um deles. Então um dia eu decidi tentar mecher com ele apenas por diversão e acho que foi assim que eu comecei.”

A título de curiosidade, você seguiu algum tutorial ou algo do gênero?
C2keo: “Na verdade, não. Eu meio que fiquei mechendo no programa sozinho por um tempo, e então, no último Outubro que eu comecei a levar a modelagem um pouco mais a sério.”


Uma imagem inicial renderizada do RPD, de quando C2keo
começou a modelar com mais seriedade.

Vocês já modificaram outros jogos?
C2keo: “Pessoalmente, eu não modifiquei nenhum, mas eu sei que o Dominion já mecheu com as engines de Resident Evil 1 e 3, mas eu não sei muito sobre o que ele fez nelas.”

Dominion: “Hackear jogos sempre foi um hobby pra mim. A maior parte dos mods que eu fiz foram para jogos antigos da Capcom e da Konami (Street Fighter 2, Ghost’s n Goblins, Ghouls’n Ghosts, Gradius/Nemesis, Megaman…). Algumas coisas que foram um pouco mais complicadas pra mim foram criar novos movimentos para os personagens em Street Fighter 2 e fazer novos inimigos tanto em GnG quanto em Megaman muito mais difíceis (inimigos podiam se mover/atirar mais rápido).”

Nós percebemos que vários dos backgrounds (cenários de fundo) que você fez parecem realmente autênticos, como se eles tivessem sido retirados de um dos jogos antigos. O que você faz pra eles parecerem tão autênticos?
C2keo: “Eu acho que tudo isso tem a ver com as luzes e sombras. Por exemplo, você pode ter só uma sala quadrada com texturas horríveis, mas se você ajeitar a iluminação cuidadosamente você pode ter algo que pareça ter realmente saído de um Resident Evil antigo.”

Você poderia dizer qual a palheta de cores ou algo do gênero que você usou nos backgrounds?
C2keo: “Eu tenho que comprimir as imagens para 320×240 pixels e em 16 bits, em um arquivo bitmap. Isso não faz com que as cores sumam, só borra um pouco os detalhes. Isso meio que dá um charme e faz com que se pareça mais ‘Resident Eviliano’. Com a baixa resolução e tudo mais, não parece tão ruim.”


Uma das primeiras renders que C2keo criou à esquerda,
e a versão final à direita.

Qual a sua inspirações para a história de Dark Biohazard?
Dominion: “Eu amo o conceito do ‘efeito borboleta’ e de universos alternativos. Eu me sentia como se os personagens que eu amava, e que o próprio universo de Resident Evil estava morrendo. A Capcom já matou a equipe S.T.A.R.S. e mudou o curso da série destruindo a alma dos jogos e desenvolvendo sequências ruins.
Eu realmente não tive nenhuma influência para escrever a história. Eu matei os S.T.A.R.S. por que eu precisava de algum evento fatídico para criar o pior cenário possível que eu queria para esse mod.


No mod, a equipe do S.T.A.R.S. nao conseguiu
escapar da mansão.

Quantas pessoas estão na equipe, e quais são suas funções?
Dominion: “Bem, eu mesmo e o C2keo somos as únicas duas pessoas conhecidas, mas nós também temos o UCA do site Biohazard France que está me ajudando com os files e tudo relacionado ao enredo. C2keo cuida dos backgrounds em 3D e do design das salas, assim como da parte sonora do jogo. Eu trabalho nos códigos do jogo sozinho, descobrindo como modificar as seções do jogo. Eu também criei os trailers e vídeos que vocês viram do jogo.”

Obviamente, Dominion está envolvido no projeto desde o seu início, mas C2keo, quando você foi trazido para o projeto e como você se envolveu nele?
C2keo: “Isso foi no último Outubro. Foi mais ou menos quando o Playstation Museum publicou sua review sobre o Biohazard 1.5. Eu postei em um dos fórums deles alguns backgrounds mostrando como eu queria mudar o design atual dos backgrouds de Resident Evil 2 para algo mais moderno e eu acho que chamei a atenção do Dominion.”


Outra imagem renderizada inicial, mostrando o desejo de
C2keo de modificar os backgrounds de Resident Evil 2.

Quando exatamente você começou a trabalhar nessa versão do mod “Dark Biohazard”?
Dominion: “Eu não posso dar uma data muito precisa, mas eu sei que foi em 2007, em algum momento antes do verão.”

Você alguma vez já considerou ou tentou modificar os últimos jogos da série Resident Evil, e se sim, por que você escolheu modificar Resident Evil 2?
Dominion: “Como um fã hard-core de Resident Evil, meu último desejo antes de morrer era jogar outro jogo de Resident Evil no estilo old-school, com controles ruins, backgrounds pré-renderizados horríveis, zumbis, B.O.W.s, e a Umbrella como vilã principal. Eu acho que talvez um dia eu dê uma olhada em Resident Evil 4 e tente transformá-lo em um verdadeiro Resident Evil.”

E quanto à Resident Evil 3? Você já pensou em mudar para aquela engine?
Dominion: “Sim, eu já pensei nisso, mas o principal motivo de eu ter decidido trabalhar com Resident Evil 2 foi por causa do quão mal feito foi o port de Resident evil 3 para PC. Eu nunca consegui jogá-lo em full screen, por exemplo. Outro problema é que as camadas secundárias dos backgrounds estão misturadas. Algumas das músicas de fundo também tinham problemas. Realmente foi um port pobre.
Eu só invejo os backgrounds de alta resolução, os eventos em tempo-real e os barris explosivos que Resident evil 3 possui.”

Qual é seu Resident Evil favorito e por quê?
Dominion: “Obviamente o primeiro, por que era misterioso e assustador. As sequências nunca atingiram o mesmo nível de perigo e horror. Eu sempre me lembrarei da minha primeira visita à cozinha, ou de quando os hunters invadiram a mansão.”

C2keo: “Eu acho que é o primeiro Resident Evil, já que foi ele que me introduziu a série. Eu só tinha essa…
Não sei, eu sempre me sinto um pouco nostálgico quando eu jogo ele.”


Uma vista do laboratório subterrâneo em Dark Biohazard.

Várias camas alinham-se às paredes na ala dos pesquisadores.

Por que você escolheu Leon para ser o herói principal desse mod?
Dominion: “Primeiramente, meu personagem favorito é o Chris, acredite ou não. Mas o Leon seria melhor para o novo enredo que eu criei para esse mod. É a minha chance de “consertar” o que a Capcom fez com ele em Resident Evil 4 e recriar minha própria versão de Leon.”

Questões da Comunidade THIA

Uma pergunta de Big_Stu: se vocês pudessem mudar algo na série Resident Evil, o que seria?
Dominion: “O enredo, especialmente em Resident Evil 3. Esse jogo prometeu revelar vários segredos sobre a Umbrella e o fim de Raccoon City e nada aconteceu. Ele só mostrou a fuga de Jill da cidade.”

C2keo: “Eu acho que não mudaria a história, acho que a história está boa do jeito que é. Eu acho que mudaria os backgrounds de Resident Evil 2, talvez. Talvez os deixasse mais parecidos com os do 1.5, no quesito estilo gráfico.”

Isso parece interessante. É um projeto no qual você está trabalhando?
C2keo: “Talvez…”

Uma pergunta de Rewak: o layout básico do jogo será o mesmo (ruas, RPD, esgotos, etc) ou ele também será modificado?
Dominion: “Alguns locais serão familiares aos jogadores, enquanto outros serão completamente novos. Nós não estamos limitados ao layout básico do jogo original.”


Um heliporto similar ao de 1.5 estará em Dark Biohazard.



Outra pergunta de Rewak: alguma estimativa da data de lançamento?
Dominion: “Em um futuro próximo, haha. Mas sério. Eu hackeio jogos nas minhas horas vagas, que não são muito frequentes. Eu não posso dar nenhuma estimativa da data de lançamento, desculpe. Mas eu posso dizer que as coisas progrediram bastante depois que eu encontrei C2keo. Eu não quero desperdiçar seu talento.”

C2keo: “Quando estiver pronto (risos).”

Big_Stu quer saber se haveria um lançamento do jogo para Dreamcast, já que ele é parecido com a versão de PC.
Dominion: “Eu não poderia lançar essa versão por muitos motivos. Um deles é que algumas modificações nunca rodariam no Dreamcast e eu provavelmente teria que lançar uma versão modificada completa de Resident Evil 2.”

Outra pergunta de Big_Stu: qual foi a maior dificuldade que vocês enfrentaram no desenvolvimento de Dark Biohazard?
Dominion: “Tudo é difícil. A maior dificuldade foi criar novas salas e também ajustar o ângulo de câmera das camadas secundárias.”

C2keo: “Eu acho que seria difícil eu estar trabalhando na delegacia tendo minha mente focada em uma arquitetura comtemporânea e ter que modelar uma foresta.”


Uma vista da garagem com uma porta de carga.

Uma última pergunta de Big_Stu: o que vocês acham do rumo atual da série Resident Evil?
Dominion: “Eu acho que a série está se tornando mais e mais uma série de jogos de ação casuais. Depois de assistir o último vídeo de Resident Evil 5, eu achei que ficou parecendo um tipo de mod de horror pra algum jogo do Tom Clancy.”

C2keo: “Eu acho que é bom pra Capcom por que ela está ganhando muito dinheiro, agradando o público ocidental com um jogo mais orientado á ação. Quanto á Resident Evil 4, eu gostei do gameplay mas como muitas pessoas dizem, é um bom jogo, mas não é um bom Resident Evil. Eu acho que queria que a série voltasse ao gameplay do tipo survival horror.”

Ridley W. Hayes pergunta: Vocês podem melhorar a quantidade de polígonos presentes nos modelos dos inimigos e dos personagens?
Dominion: “O que eu posso fazer com os modelos eu chamaria mais de “polir” do que melhorar. Há um limite no tamanho com o qual o formato de arquivo TMD é comprimido. A nova roupa que Leon está usando é o único modelo que foi completado. Os zumbis e todos os outros modelos são trabalhos em progresso.”

Ridley tem uma outra pergunta, exatamente qual versão do jogo eu preciso para jogar o mod?
Dominion: “O mod deve funcionar com todas as versões do jogo para PC, já que ele tem seu próprio .exe. Ele só procura pelos arquivos em seus locais corretos.”

O membro da equipe do THIA, AJ, tem uma pergunta: nós devemos esperar easter eggs e aparições surpresa de rostos familiares?
Dominion: “Sim. “Morte” não tem significado no universo de RE. Dark Biohazard se situa durante a infecção da população de Raccoon City pelo T-vírus, afinal. Se vocês se recordam, em um dos nossos trailers nós tínhamos algumas pessoas familiares dentro de um ônibus.”

Só para fechar a entrevista, como vai o disco original de Resident Evil 1.5., já que todos nós sabemos que vocês estão usando os backgrounds dele como base para começar o seu trabalho de modelagem 3D?
C2keo: “Não sei, provavelmente ele está jogado no meu porão junto com algum lixo. (Nota: Isso é, claro, uma brincadeira.)”




Eu gostaria de agradecer ao C2keo e ao Dominion por concederem essa entrevista ao site The Horror Is Alive, onde ela foi publicada originalmente. Agradeço aos membros da comunidade do site THIA que enviaram algumas perguntas da entrevista, mas principalmente agradeço ao Dot50Cal, da equipe do site, que me deu autorização para publicar a versão traduzida dessa entrevista.

A entrevista original em inglês pode ser conferida clicando aqui.

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Dom Set 05, 2010 9:25 am

Cara desde que eu vi esse mod ano passado eu virei fã dele Laughing
Mas sinceramente, eu não quero ser pessimista, mas sim realista, e convenhamos, desde Novembro de 2009 que não sai uma atualização do mod, e olha que estão trabalhando nisso desde 2007.
Eu adquiri a versão de PC do RE2 só para instalar esse mod quando estivesse pronto, mas não sei não, espero que eu esteja enganado, mas acho que abandonaram isso.
Queria ter o conhecimento do Dominion para prosseguir com o mod Cool
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Qua Set 15, 2010 12:20 am

bem, dei 1 up aki pelo seguinte motivo: é real ou é lenda? no site a ultima atualização foi em 2009....

eu kero matar os zumbis criancinhas (6)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Qua Set 15, 2010 12:44 am

Hahaha, é real.
Mas, está desde a data que você viu sem dar sinal de vida.

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Qua Set 15, 2010 11:23 am

É uma pena...

eu tbm gostaria de ter o conhecimento que o Dominion possui para prosseguir com esse mod, uma realidade alternativa de RE seria bem vinda, sem ser akelas dos filmes claro :p
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ka
avatar

Membro


Título : Amante da série RE

Sexo : Feminino
Registrado em : 10/05/2010
Idade : 34
Localização : Pirapozinho e São Paulo

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Qua Set 15, 2010 1:55 pm

Lembro de quando vi o trailer da mansao, muito sinistro msm. Pena que nao atualizaram mais nada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.umbrellamediacenter.com/residentevil/
Justweevil
avatar

Membro


Título : Mrs. Justweevil xD

Sexo : Masculino
Registrado em : 27/09/2010
Idade : 28
Localização : Santos

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Seg Set 27, 2010 3:51 pm

affraid Meus Mods de RE4 são os mais simples porem muito legais, tive que mexer com photoshop paint cores...muito trampo, pelo menos valeu a pena junto com o M4R, mas refazer um jogo inteiro OMFG, esse desafio eu enfrentaria, eu gostaria de tirar RE1.5 dos videos para os consoles mesmo que uma demo com dois cenarios pra cada personagem... What a Face
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8590512895650473197&
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sex Out 15, 2010 1:09 pm

eh mano, virou lenda essa parada, talvez os kras da CAPCOM n gostaram da ideia, assim como a Square fez com akela equipe q tava produzindo Chrono Trigger...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Scarface
avatar

Membro Veterano


Sexo : Masculino
Registrado em : 30/08/2010
Idade : 26
Localização : Campinas-SP

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sex Out 15, 2010 8:53 pm

Os caras, um deles ao menos, disse que tinha mais de um emprego e que era "embassado" para fazer o mod, poistempo livre era foda.
Mas eXtreme, seu ponto de vista faz sentido, pois a Capcom pode muito bem ter enviado-lhes uma "cartinha amorosa" pedindo lhes para pararem com o mod, pois estariam violando direitos e tal.
Mas sei não cara, eu acho que isso seria a maneira mais próxima que teriamos de jogar RE 1.5 e agora foi jogada ralo abaixo.
Quero estudar C++ para ter a base de como fazer games, assim quem sabe sai algo de bom? XD Ok, ok eu viajei um pouco XD
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sab Out 16, 2010 12:15 am

heh, daki a uns 5 anos eu vou ter capacidade plena de conseguir trabalhar em um projeto robusto, só vcs esperarem... Very Happy
q a parte gráfica é só no ultimo periodo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sab Out 16, 2010 12:21 am

Acho que por ser um mod, a Capcom não teria razões legais para vetá-lo... Os criadores devem estar ocupados com outras coisas, mesmo.

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
eXtreme
avatar

Membro


Registrado em : 12/09/2010

MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   Sab Out 16, 2010 10:34 am

ocupados até pra postar algo no site tipo "estamos ocupados" ?
n cobrando eles, mas na minha opinião vai demorar um tempo pra sair, e quando sair vamos jogar pelo enredo, não pela jogabilidade/gráfico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado



MensagemAssunto: Re: Entrevista com os criadores de Dark Biohazard   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Entrevista com os criadores de Dark Biohazard

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
White Umbrella - Índice :: Fóruns ::  :: Resident Evil-
Ir para: