InícioCalendárioFAQEquipe do FórumAfiliadosBuscaBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se


O Fórum White Umbrella foi fechado. Nossos conteúdos agora estão disponíveis em nosso blog, http://whiteumbrellafiles.wordpress.com/. Visite-nos!



Compartilhe | 
 

 "Plague Doctors", como Referência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Davi Redfield
avatar

Administrador

Administrador

Título : Insanamente Estranho

Sexo : Masculino
Registrado em : 15/04/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: "Plague Doctors", como Referência   Qua Jun 23, 2010 1:14 pm

Prefácio

Levei um bom tempo pra conseguir terminar esse pequeno artigo. Isso por que imagens dos Plague Doctors são amplamente divulgadas na internet, mas informações históricas sobre eles, não.
Tive que pesquisar em diversos sites até encontrar informações sobre eles que julguei confiáveis e precisas. Foi assim que consegui construir o tópico sobre eles. A introdução à peste foi tirada de outros sites, citados na bibliografia desse artigo.

Breve introdução à Peste Negra

A peste negra ficou conhecida na história como uma doença responsável por uma das mais trágicas epidemias que assolaram o mundo Ocidental. Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física. Assim como a Aids, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos pecaminosos da sociedade.
Além de atacar o sistema linfático, essa doença também pode atingir o homem pelas vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório. Essa segunda versão da doença, conhecida como peste pneumônica, tem um efeito ainda mais devastador e encurta a vida do doente em um ou dois dias. Em outros casos, a peste negra também pode atingir o sistema sangüíneo. Desprovida de todo esse conhecimento científico sobre a doença, a Europa medieval explicava e tratava da doença de formas diversas.
Desconhecendo as origens biológicas da doença, muitos culpavam os grupos sociais marginalizados da Baixa Idade Média por terem trazido a doença à Europa. Alguns registros da época acusavam os judeus, os leprosos e os estrangeiros de terem disseminado os horrores causados pela peste negra. No entanto, as condições de vida e higiene nos ambientes urbanos do século XIV são apontadas como as principais propulsoras da epidemia.

Os "Plague Doctors"

Os Plague Doctors eram médicos que atuavam durante a Peste Negra.
Devido a natureza altamente infecciosa da peste, eles não poderiam circular por entre os doentes desprotegidos: partindo desse ponto, eles passaram a usar uma roupa que supostamente os protegeria de uma infecção pela Peste.

A roupa utilizada por eles consistia em:
- Chapéu de couro, que era utilizado para mostrar que a pessoa era um médico e também para dar uma proteção extra à cabeça;
- Uma máscara que cobria completamente a cabeça, e que era ligada ao pescoço para dar uma proteção extra;
- Olhos de vidro acoplados à máscara, para se certificar de que os olhos do médico estariam totalmente protegidos;
- Um bico que era acoplado à máscara, e que era abastecido com ervas, perfumes e especiarias, as quais acreditava-se que purificavam o ar que o médico respirava quando ele se aproximava das vítimas da peste;
- Um longo "vestido", feito de tecido grosso, e posteriormente coberto com cera. Debaixo do vestido, o médico usaria calças de couro.
- Luvas de couro, que protegeriam as mãos de qualquer contato com a doença;
- Um bastão, com o qual o médico poderia afastar as pessoas que chegassem muito perto dele;
- E finalmente, botas de cano alto.

Abaixo, a imagem mais amplamente divulgada na internet.

Parece familiar, não? O que nos leva ao último tópico desse artigo...

E o que isso tem a ver com Resident Evil!?

Isso depende de seu ponto de vista após ler o que vou escrever a seguir. Se você ainda não jogou Resident Evil 5, esteja ciente de que a seguir virão spoilers.
Em Resident Evil 5, Jill é controlada por Wesker, através de um dispositivo acoplado a seu peito, que administra constantemente a substância P30. Mas o ponto que quero tocar aqui é outro. Quero falar sobre o traje de Jill. Esse:

Espere um pouco... Onde já vimos isso antes? Vestido, botas de couro, luvas, máscara com um bico... Sim, o uniforme faz alusão ao dos Plague Doctors, cuja descrição e imagem ilustrativa estão um pouco mais acima. Não digo que ele apresenta todas as características do traje utilizado pelos médicos durante a Peste Negra, mas sim que ele baseou-se nele, apesar de ter funções diferentes na trama apresentada em Resident Evil 5. Outro fator é o nome dos parasitas do jogo, Las Plagas. As Plagas, em português. The Plagues, em inglês. Assim como Plague Doctors, também em inglês.

Conclusão

Eu tenho como referência para o traje de Jill a inspiração dos antigos trajes utilizados pelos Plague Doctors durante a Peste Negra ocorrida na Idade Média, e por isso escrevi esse artigo: para apresentar o que acho, e no que me baseei para chegar a tal conclusão. Não tenho quaisquer pretensões de soar como se fosse oficial, ou como se a Capcom realmente tivesse se baseado no mesmo que me baseei para criar o design da roupa de Jill.
É apenas o que concluí após alguns dias de pesquisa, e somente isso. Estou compartilhando o texto para ver o que acham sobre ele, se concordam, discordam, enfim, as suas opiniões.
Espero que gostem.




Bibliografia:

Peste Negra - artigo no Brasil Escola

Particularidades da infecção e transmissão da Peste, How stuff works - Como tudo funciona

Características do uniforme dos Plague Doctors, History on the Net

_________________

O olho do observador interfere no objeto observado.

[Twitter]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whiteumbrella.forumeiros.com
 

"Plague Doctors", como Referência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
White Umbrella - Índice :: Fóruns ::  :: Resident Evil-
Ir para: